Nunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião

25 de novembro de 2020

O tema da blogagem coletiva do Together deste mês é a louca dos signos, no qual devemos falar sobre... astrologia! Na realidade, o tema é bem aberto, só precisamos falar sobre astrologia — se acreditamos, se somos contra (acho engraçado ser contra astrologia, mas ok) etc. E também é possível fazer uma análise do nosso mapa astral, caso tenhamos esse conhecimento.

Pois bem, eu resolvi falar um pouquinho sobre alguns aspectos do meu mapa astral. Vou falar sobre aqueles que entendo, porque tem muita coisa que eu não compreendo, não. Para quem não sabe, pretendo falar sobre esses astros aqui:

  • Sol: Praticamente a “essência” que a pessoa carrega, seria quem ela é por dentro;
  • Lua: Como a pessoa processa e lida com suas emoções;
  • Ascendente: Como a pessoa é percebida pelo mundo, como se fosse um “cartão de visitas”, assim com o Sol, também tem grande influência na personalidade;
  • Vênus: Como a pessoa lida com questões relacionadas ao amor, sedução e relacionamentos românticos;
  • Marte: Se refere à força, à “garra” para correr atrás de seus objetivos e realizar seus desejos.

Sol em Peixes

O Sol em Peixes é caracterizado por uma sensibilidade exagerada, o que eu infelizmente preciso concordar. Não se trata de uma sensibilidade apenas a críticas, mas também às coisas boas — já ouvi falar que Peixes é como uma esponjinha que vai captando tudo ao seu redor. E, sinceramente, muitas vezes eu me sinto exatamente assim mesmo.

A fama dos piscianos é de que são bobos, ingênuos e muito sonhadores. Eu discordo. Sou sim boba e ingênua, mas não diria que sou sonhadora; sou escapista. Há uma diferença. Quem sonha, pretende correr atrás do sonho. Eu só quero fugir dos meus problemas e das minhas emoções.

Contudo, ser boba e ingênua não significa que eu não sei ser ruim. Post neste blog falando que eu sou uma pessoa ruim é o que não falta, então claramente alguma coisa eu tô fazendo de errado e tá pesando pra esse lado.

Por causa dessa sensibilidade toda, eu acabo deixando muita coisa embolada, muita coisa mal resolvida, muitas gestalts abertas. É uma maldição e eu acabo sempre projetando meus problemas nos outros; é aquela velha história de que se você não curar suas dores, você vai sangrar nos outros. É exatamente isso que faço.

Além disso, existe também aquela história de que tubarão também é peixe. Acho legal, porque tenta dar um ar de malícia aos piscianos, mas vale lembrar que tubarões na realidade são animais relativamente tranquilos, não são tão agressivos quanto se imagina. Só que, quando eles machucam, machucam pra valer. Talvez seja isso que querem dizer? Não sei, mas acho que me identifico. Não sei decepcionar levemente as pessoas, só sei destruir tudo, mesmo.

Fala-se também sobre uma certa humildade que os piscianos possuem. Acho que não é o meu caso. Sou bem egocêntrica e, lá no fundo, acredito que as pessoas têm que satisfazer todos os meus desejos e necessidades. Claro que eu sei que isso é errado, não precisa me falar, é só que no fundo eu ainda sou um bebêzinho chorão que precisa que os adultos resolvam todos os seus problemas para si.

But then again, piscianos têm sim uma fama de serem bebês chorões, então quem sabe eu não tô muito longe. Oh well.

Lua em Áries

No quesito emocional, o bicho pega. Áries é um signo expansivo (até mesmo por conta do seu elemento fogo), e tenho pra mim que ele é altamente defensivo. Sinto que minhas emoções funcionam exatamente assim.

Eu não sei sentir pouco, é sempre muito intenso, e isso traz prejuízos tanto pra mim quanto para as pessoas ao meu redor. Posso ser muito explosiva quando estou com raiva — e jamais tolero que alguém me diga para me acalmar ou me controlar. Novamente, signo expansivo, não é mesmo? Quem tentar conter esse fogo aqui vai acabar se queimando.

Como disse antes, sinto que é um signo muito defensivo. Eu estou constantemente tentando me defender, mesmo que da pior forma possível: atacando. E acontece que a melhor defesa é quando o outro não pode atacar, e eu ainda estou aprendendo isso. Quem sabe um dia eu melhoro.

Claro que, para não machucar as pessoas ao meu redor, eu desenvolvi algumas técnicas para lidar com as minhas emoções de forma que eu não acabe falando merda. Nem sempre funciona, é claro, e conviver comigo é muito chato por causa disso, eu não nego. Mas eu juro que eu tento.

Ascendente em Escorpião

Confesso que não sou fã do signo de Escorpião, mas isso se dá provavelmente porque eu de fato me identifico com ele. É um signo que tem uma aura misteriosa e penetrante, no sentido de que você sempre tem a impressão de que ele sabe mais sobre você do que você mesmo. No caso de um ascendente, ele pode parecer extremamente antipático.

Sinceramente, eu não sei se eu aparento ser uma pessoa assim; algumas pessoas já me disseram que sim, mas não consigo acreditar muito nisso. Eu me considero uma pessoa tão boba que duvido que eu tenha essa “aura”, risos.

Porém, uma das coisas que Escorpião adora é ir fundo nas coisas, se envolver profundamente e descobrir todas as qualidades e defeitos das pessoas. É um signo que está constantemente buscando o lado bom, mas também o ruim, porque considera essa informação extremamente valiosa.

E, neste sentido, eu me identifico 100%. Não é uma questão de querer descobrir os podres de alguém para usar contra a pessoa, mas simplesmente saber o que a pessoa tem de errado é... prazeroso. Eu adoro.

Contudo, uma das coisas que acho mais chatas em Escorpião é a mania de se achar dono das coisas — que eu claramente tenho, pois, como disse ao falar do Sol em Peixes, eu sou extremamente egocêntrica e acho que todo mundo me deve o mundo. Só que ninguém me deve nada, na realidade, e isso é algo que eu preciso aprender a lidar. Eu tento.

Vênus em Aquário

Uma das piores melhores coisas que aconteceram comigo foi ter nascido com Vênus em Aquário. Esta é uma Vênus um tanto quanto desapegada, e eu reconheço que detesto compromissos. Pra mim é mil vezes mais fácil sair de um relacionamento do que permanecer em um.

Além disso, por conta desse desapego todo, eu frequentemente tenho muita dificuldade em manter o meu sentimento por uma pessoa, o que já me levou a vários términos frustrados dos quais eu não conseguia achar outra explicação que não fosse o fato de que eu realmente não consigo me apegar realmente a alguém.

Por conta do Sol em Peixes, Lua em Áries e ascendente em Escorpião, eu me apaixono muito facilmente e essa paixão é muito intensa, mas não é apenas de paixão que os relacionamentos são formados, não é mesmo? Se não rolar um apego a mais ali, a paixão acaba e não tem como continuar. E é exatamente esse o meu problema.

Eu gosto dessa Vênus porque eu não fico em relacionamentos que me fazem mal — não tenho a menor dificuldade de mandar alguém ir pastar quando vejo que a pessoa tá me sacaneando. Não sou do tipo que vai ficar em um relacionamento ruim porque gosto da pessoa.

Eu posso até gostar, mas eu me preservo e dou o fora assim que eu achar que não tá bom mais. Porém, novamente, essa falta de apego também traz seu lado ruim, que é uma inconsistência nas minhas relações amorosas.

Quem sabe um dia eu aprendo a amar de verdade. Espero que sim.

Marte em Leão

Ok, se Marte é a “garra” da pessoa, então ter Marte em Leão é ótimo, porque é um signo que lidera e vai lá e faz acontecer, certo? Pois bem. Poderia ser assim, se meu Marte em Leão não fosse retrógrado. Ou seja, basicamente toda essa força que Leão deveria me dar pra ir lá e conquistar meus objetivos não existe.

Quando um planeta está retrógrado, isso significa que ele trará atrasos ou obstáculos nessas coisas que ele representa; então se meu Marte em Leão é retrógrado, isso significa que eu não tenho essa garra e eu tenho que lutar muito mais do que outras pessoas para conseguí-la, risos.

Conclusão

Levando em consideração as características com as quais me identifico de cada signo do meu mapa astral, posso dizer que sou uma pessoa bem ferrada meio complicadinha. Todas as pessoas são complicadas, é claro, mas dá uma olhada nessa salada:

  • Eu capto as coisas ao meu redor, sejam as coisas boas ou ruins;
  • Sou escapista e fujo de todos os meus problemas;
  • Sangro meus traumas nos outros;
  • Sinto tudo muito intensamente;
  • Fico na defensiva muito fácil;
  • Gosto de me envolver profundamente (ascendente em Escorpião), mas ao mesmo tempo odeio a intimidade emocional que isso traz (Vênus em Aquário);
  • Gosto de saber o lado ruim das pessoas, o que me leva a períodos de obsessão até por gente que eu não gosto (comportamento típico Escorpião, aliás);
  • Não consigo manter relacionamentos amorosos e acredito que não sei amar;
  • Não tenho a mínima garra que preciso pra atingir meus objetivos, desisto de tudo muito facilmente, enfim, uma pessoa horrível no quesito autorrealização.

E, claro, acredito que tudo isso reflete muito neste blog. Quem acompanha sabe que este cantinho é praticamente um depósito das minhas emoções, tanto as boas quanto as ruins, e eu não faço a mínima questão de esconder isso ou tentar adaptar minhas postagens para agradar pessoas que não gostam de bad vibes. Se você é da trupe good vibes only, pode fechar este blog porque ele não vai te trazer absolutamente nada de bom, beijos.

Enfim, eu penso que sou uma pessoa bem problemática, e esse mapa astral ajuda a compreender alguns pontos. Eu não sei direito até que ponto eu acredito em astrologia, porque uma parte de mim acredita na máxima “as above, so below”, que é a base da astrologia, mas ao mesmo tempo tem um lado meu que acha que não é possível justificar tudo com signos e mapa astral. Se eu acreditasse nisso, teria virado astróloga e não psicóloga.

Além disso, existe também o fato de eu ter um diagnóstico de transtorno bipolar, o que também explica muitos desses comportamentos que aparecem no mapa. Agora, a questão que fica é: eu sou assim porque tenho transtorno afetivo bipolar, ou tenho transtorno afetivo bipolar por causa do meu mapa astral?

Sinceramente, acredito que essa é uma pergunta que nunca será respondida, pois se situa completamente no campo da e jamais poderá ser cientificamente discutida e resolvida. E tudo bem assim.

P.S.: “Nunca brinque com um peixes de ascendente escorpião” é uma frase da famosa canção Faroeste Caboclo.

Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de Novembro do Together, um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique aqui.

3 comentários:

  1. Já ia perguntar se seu título tinha a ver com Faroeste Caboclo ou se era apenas coincidência e no fim da postagem fui respondida com sucesso xD

    Apesar de não acreditar em signos, eu tenho gostado muito de ler as postagens (seria a magia do Together? Nunca saberei) gostei muito da sua postagem bem completa e achei muito sincero você falar das suas emoções, mesmo que não goste e atrelando elas aos signos que o correspondem.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Maria, garota HAHAAHAHAH eu me identifiquei tanto com teu mapa que tô estagnada aqui.

    Sou de escorpião e meu ascendente é áries, a gente tem bastante coisa em comum nesse ponto de intensidade e é um saco, realmente.

    Essa comparação de peixes com tubarão realmente faz sentido, uma das minhas melhores amigas é de peixes e ela vive falando que "eu só não falo nada porque se eu falar não vai dar bom" acho que é mais ou menos oq tu passa, certo? HAHAHA e se não for, veja, essa é minha parte escorpiana tentando descobrir o que você sente

    E SIM, É UM SACO ESSA OBSESSÃO.

    Eu acho que é muito dos escorpianos não gostarem de si mesmo porque se identificam muito com os signos (??) as pessoas pintam escorpianos como os demônios e mal elas sabem que a gente é mestre em se martirizar no privado.

    "Não é uma questão de querer descobrir os podres de alguém para usar contra a pessoa, mas simplesmente saber o que a pessoa tem de errado é... prazeroso. Eu adoro." eu estou nessa frase e odeio ela, ok? HAHAHAAHAHAAH eu só quero saber, saber de tudo que tá acontecendo, não vou fazer absolutamente nada com essa informação mas eu PRECISO SABER, por quê? porque sim.

    A única parte que eu venho melhorando é exatamente o egocentrismo. Os outros signos no meu mapa vem ajudando, já que aparentemente eu tenho uma compaixão por aqueles que estão em volta de mim e sempre quero ajudar, hah.

    Agora, eu tenho dois aquários no meu mapa mas não parei pra ler eles com calma... acho que vou prestar mais atenção ALÉM de que eu não tinha reparado no "retrógrado" o que me deixa assustada, enfim, eu vou pegar meu mapa de novo aqui HAHAAHHA

    e depois disso tudo, eu concordo contigo que não dá pra justificar tudo com astrologia! mas, essa pergunta do transtorno bipolar também me pegou porque muito do meu mapa fala disso, dessa mudança e da falta de concentração e minha psicóloga também comentou sobre eu ter o perfil de bipolaridade, enfim, estrelas né?

    beeeeeeeeeeeeeeijos, Neko!

    ResponderExcluir
  3. Amei a menção as gestalts abertas <3

    Fui lendo suas explicações do que significa cada coisa e fui jogando no google o meu pra poder ver o que é, ainda não terminei de ler as descrições, mas vou ver se me identifico.

    Eu me identifico muito com a descrição das pessoas de peixes, mas meu signo solar é aries. Eu não me identifico com nada de aries mas ele aparece várias vezes no meu mapa astral. Acho que por isso mesmo não acredito muito nessas coisas, mas gostei de ver o seu

    Beijos!
    Serenar

    ResponderExcluir

The Orb Weaver © 2021